Friday 27 April 2012

Bem-vind*s !



Rua de S. Lázaro, nr 94. Os degraus e corredores acumulavam pó e desolação. Por estes dias enchem-se de passos entusiásticos. Respiram-se possibilidades. Dias em que cada vez mais pessoas se entregam à partilha de sonhos para um projecto comum, à gestão colectiva e horizontal do espaço, à limpeza e arrumação deste prédio antes imóvel e imundo.

Um prédio que certa vez já foi ocupado – 24 de Novembro de 2010 era dia de greve geral e a greve não parava ali. Mas a polícia expulsou e deteve *s que lhe quiseram dar vida e a câmara garantiu ter para aqui um projecto. Ano e meio depois o projecto está à vista: morte lenta. Ser um entre os 4700 edifícios abandonados em Lisboa. Um entre centenas de edifícios públicos mantidos inúteis pela inutilidade da câmara municipal.

Demasiada casa sem gente e demasiada gente sem casa. Esta ganhou vida! No 25 de Abril, em solidariedade com o Es.Col.A, reocupámos S. Lázaro.

No fim-de-semana escancaramos as portas – inauguração é festa rija. Há solidariedade com o Es.Col.A: música ao vivo e jantar benefit para um projecto pilhado e vandalizado pela terceira vez pela câmara do Porto. Há encontro da Primavera Global: aberto a tod*s *s que queiram ajudar a preparar também em Lisboa o maio em que o mundo inteiro volta a sair à rua. Há até um cabaret: espectáculo de variedades insubmisso e inesquecível. Há uma loja grátis: de forma livre e sem dinheiro, de roupa a jogos, de livros a escovas de dentes, deixa-se aquilo que se pode e leva-se aquilo de que se precisa. Há feira do gado: espaço de partilha e de venda de tudo o que se queira, e onde tod*s estão convidados a montar estaminé.

Há o desafio de transformar um espaço abandonado num espaço comunitário. Nesta cidade saqueada pela ganância de poucos, somos muitos para libertar espaços e celebrar a autonomia. Fica o apelo: para que também tu te juntes a esta ideia – porque as ideias não podem ser despejadas.


Sábado
11h - 16h Reunião Primavera Global
16h - Solidariedade com o Es.Col.A: Matiné com música ao vivo + Jantar/Convívio "A Fontinha é nossa Vizinha" ou "Faremos do Rui Rio a nossa retrete"

Domingo
14h - Feira do Gado
16h - Cabaret de variedades

Loja grátis (todo o fim de semana)

Nota: A utilização do símbolo "*", em substituição da vogal "o" ou o/a, ao longo deste post, não se trata de uma gafe ortográfica.

5 comments:

  1. as gafes estão aqui:

    Mas a polícia expulsou e deteve OS que lhe quiseram dar vida

    e onde TODOS estão convidados a montar estaminé.

    ReplyDelete
  2. Força aí em São Lázaro!

    ReplyDelete
  3. Solidariedade diretamente da cidade do Porto!

    ReplyDelete
  4. Olà! Deixo-vos um bonito vídeo duns companheiros espanhois:

    http://www.youtube.com/watch?v=iop2b3oq1O0

    ReplyDelete