Wednesday 16 May 2012

Final de actividade da Residência Artística - Piso_____Instável‏



Quando o Sr. Keuner pedia hospitalidade, deixava o seu quarto como o tinha encontrado, não considerando que se deve deixar a própria marca no ambiente. Esforçava-se em vez de mudar a sua natureza, de modo a caber a casa; naturalmente sem que os seus projectos tivessem que sofrer.Quando era ele a oferecer hospitalidade,mudava de sitio pelo menos a uma cadeira ou a uma mesa para que o convidado se sentisse mais confortável. Historias do Senhor Keuner, Bertold Brecht

Terminada a residência, desmontada a parafernália de materiais, desligando os interruptores, fechando as portas do piso instável, não nos conseguimos sentir mais o que éramos. Permitimos a este espaço invadir-nos por completo durante esta temporada, e ao mesmo tempo, com toda a delicadeza impregnámos o mesmo com a nossa energia. Limpámos, pintámos, registámos, pregámos, reposicionámos, reconstruimos, reabilitámos, e fizemos um mais sem número de "(...)mos", levando a que este sítio fosse ao mesmo tempo nosso, de quem passava e de quem irá passar.

Ao desligar a última luz instalativa, sabemos que já não é mais o espaço que encontrámos; pútrido, bafiento, desabitado, poeirento, sujo. Deixamos para trás uma carga energética que necessita de ser multiplicada e que está simplesmente à espera que outros a reutilizem e que criem aí o que consideram válido, premente e sensível. Por nós, acreditamos que fizemos o que nos tínhamos proposto. Que São Lázaro 94, se torne um pouco mais da cidade, das pessoas, de todos nós.

Queremos agradecer a todos que trespassaram o seu "existir" por nós, que pegaram em ferramentas quando foi preciso, que sorriram quando necessário e que fazem parte integrante desta residência!

São Lázaro 94, sempre!

Colectivo Piso_______Instável

VIDEOS:
https://vimeo.com/42151436
https://vimeo.com/42209801

FOTOS:
http://wtrns.fr/2CIjzaFX1m64wIy

No comments:

Post a Comment